Texto de Alisson Gutemberg


Quando vi Bacurau, entre outros, lembrei-me de um filme panamenho chamado Sequestro a Domicílio (Abner Benaim). Há, em ambos, dentro de um contexto extremado, um embate de classes que se torna uma luta pela sobrevivência. Ocorreu o mesmo, por exemplo, quando vi Parasita. Que, assim como os outros dois, também fala de uma mesma realidade.


Ainda assim, no entanto, a relação entre esses filmes ultrapassa o aspecto político e social: todos eles fazem uso de situações que do ponto de vista da realidade beiram um estado nonsense, mas, que, ainda assim, no âmbito do universo diegético, se sustentam. E essa relação me parece bem interessante.


Por exemplo:


De modo geral, é como se essas obras nos questionasse: - Qual o verdadeiro absurdo: a realidade desigual, e de miséria, ou os acontecimentos diegéticos?


Quando vi o filme de Benaim, que, inclusive, é de 2009, tive a impressão de que este era um questionamento plausível. E, inclusive, que deveria ser feito. Me ocorreu o mesmo, por exemplo, com Bacurau e Parasita. No que se refere a Bacurau, em específico, falei sobre esse aspecto, e o seu caráter alegórico, anteriormente, quando escrevi sobre o filme.


De todo modo, Sequestro a Domicílio narra a "epopeia" de Toña e Paquita. As duas trabalham como empregadas domésticas na casa de um político candidato à presidência do Panamá. E, certo dia, por conta do baixo salário que recebem, as duas decidem manter os patrões como reféns em sua própria casa.


Os três filmes, na verdade, são como sínteses do nosso momento histórico. Ao longo das últimas décadas, com uma variação ou outra, os índices de desigualdade social têm crescido em paralelo a um processo de precarização do trabalho; pois, antes de qualquer outra coisa, o neoliberalismo é um projeto de concentração de riquezas.


Uma pausa:


Há alguma dúvida quanto a isso? Se sim, dê uma lida em David Harvey (O neoliberalismo: história e implicações). Mal não fará. Parasita, Bacurau e Sequestro a Domicílio, nesse caso, olham justamente para essa situação e afirmam: "a precarização das condições de vida tem caminhado para um contexto insustentável". E este é o grande alerta desses filmes.


Fonte imagem: Sequestro a domicilio (Abner Benaim)


Referência:

O neoliberalismo: história e implicações - David Harvey (https://amzn.to/2UPRWFo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário